segunda-feira, 16 de maio de 2011

Boto

Na mitologia Amazônica, encontramos o Boto Rosa, que tem o poder de emergir das águas do rio a noite, e se transformar num belo homem, para seduzir as muheres que se sentem atraídas pelo seu estranho fascínio. Apresenta-se sempre de terno branco e traz na cabeça um chapéu também branco para ocultar os orifícios que estão em sua cabeça e pelos quais respira. A lenda está ligada aos ribeirinhos, às festas juninas, aos bailes caseiros e populares e, principalmente, as moças solteiras e românticas.
Alto, bonito, todo de branco e chapéu na cabeça. Gentil , todas as moças ficam encantadas. E ele escolhe uma e a leva para a praia ou a beira do rio. Depois nunca mais é visto pelas redondezas, a moça fica grávida e, por causa do encantamento, não se mostra arrependida.  Dizem que geralmente nasce um menino, o filho do Boto.
Dizem que é lenda né? Pois eu creio que o boto existe. Claro que ele não é um boto, é um homem que não se aproveita de mocinhas românticas em beira de rio. Experiente, sabe chegar na moça, aparentemente inteligente, mas fragilizada emocionalmente e que se sente atraída pela figura meio homem e meio paternal. No fundo, mulher sempre quer uns momentos de proteção.
O encantamento dura muito pouco, na maior parte dos casos não deixa filhos, mas é capaz de modificar de forma implacável várias vidas

0 sobrou pra você!: