terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vingança

"E a vergonha/ É a herança maior que meu pai me deixou;
Mas, enquanto houver força em meu peito/Eu nao quero mais nada
Só vingança, vingança, vingança"

(Vingança- Lupicínio Rodrigues)
 
Não sei se é bom ou ruim, mas não tenho vocação lupiciniana para gostar da vingança. Só me resta ter cuidado na hora de abrir as gavetas dos sentimentos de outras pessoas, em algumas eu posso me perder, em outras, as gavetas estão tão vazias que nem tem mais como preencher.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que você precisa saber sobre moda

Entre os dias 21 e 23 aqui no Maranhão, acontece o SLZ Fashion, um dos maiores eventos fashion de nosso estado. Como eu sempre gostei de moda, já acompanhei e fiz cobertura de eventos como o SPFW  e do Minas Trend e, desde a adolescência, pirava nos editoriais de moda ( nessa época que conheci e me apaixonei perdidamente pelas camisetas do Alexandre Herchcovitch), selecionei aqui alguns temas que podem ajudar na hora de escolher o figurino diário e também na hora de entender um pouco que os estilistas  buscam no conceito dos desfiles. Esse post é mais feminino, mas os homens devem perder algum tempinho passando os olhos nestas linhas, para ajudar as namoradas, irmãs e amigas a se vestirem melhor.

Adaptação: Tudo bem que, a cada ano, surgem no mercado tendências maravilhosas que, a vontade é de sair usando tudo, mas....como tudo na vida tem um "mas", é importante perceber qual estilo combina com você (falo da personalidade e do tipo físico). Por exemplo, se você for gordinha, evite (Corra Lola, Corra) as calças de lurex. Ok, elas podem ser uma beleza nesta onda retrô, mas dão volume ao corpo e se você estiver acima do peso, vai aparentar ter engordado, pelo menos, uns três quilos.
Agora se você for pequena, acho que deve evitar também as calças de saruel, pois elas achatam a silhueta e você vai ficar mais baixa ainda. Se você gostar muito, use um scarpin alto, pois eles são poderosos em qualquer figurino e deixam a pessoa com o visual mais elegante.


Colorido: Desde o ano passado, os estilistas tanto nacionais como os internacionais estão batendo com força na tecla das roupas fluorescentes, foi aquilo que mais rolou no último SPFW. Acho ótimo, pois eu adoro colorido, mas creio que deva ser usada com moderação. Por exemplo, se for usar um vestido colorido tenha cuidado em mesclar com acessórios com mais sobriedade, pois o vestido já fala por si só. No caso de blusas, aí você pode ficar mais à vontade de usar um sapato mais descolados e outros elementos mais marcantes. Só tenha cuidado em não chocar com um visual meio poluído, de brincos grandes, blusa com cor muito vibrante, sapatos e bolsas coloridas. Uma sugestão: Use uma maquiagem mais sóbria e, se for sair durante o dia, escolha um óculos de sol de atitude, eles sempre levantam qualquer visual.

Seja Básico: Se você faz a linha mais clean e morre de vontade de acompanhar as tendências, mas seu estilo é bem básico. Minha querida, nunca se desanime, você é altamente fashion, ou você nunca ouviu a máxima do "menos é mais"? E você pode sim, abusar da moda, mesmo sendo  básico, apostando com força nos acessórios. Colares coloridos, bolsas diferentes, um jeans mais bacana, óculos de sol e sapatos bem legais, levantam qualquer visual. Eu, como adepta do básico, fujo de grandes novidades, por achar que não combina comigo, mas gosto muito de sapatos coloridos, já as bolsas eu tenho certa preguiça de mudar todos os dias. A dica é cuidar de detalhes, um penteado bacana, uma maquiagem interessante (hoje em dia, você pode usar lindamente um batom vermelho durante o dia e vai ficar ótimo).
Contexto: Eu sempre achei e hoje tenho certeza que moda é uma forma de arte. Para entender de moda e saber porque aquelas tendências estão cheia de pompa nas passarelas e invadindo às ruas , é preciso saber de algumas coisas que estão muito além de agulhas e tesouras. Por exemplo, o desfile da Agua de Coco deste ano era inspirado nas cidades que são patrimônio histórico, da mesma forma, Ronaldo Fraga,. Amapô e Maria Bonita apostaram em elementos da cultura do Nordeste para as suas criações. Já Alexandre Herchcovitch adora usar o cinema como inspiração. No desfile da coleção Outono e Inverno  (foto ao lado),  o que inspirou o estilista foi o filme O Sétimo Selo, de Ingman Bergman e na coleção Primavera/ Verão a aposta foi mais urbana inspirada no filme Laranja Mecânica e na composição da figura de Charlie Chaplin.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dicas de Moda

Árvores e flores formam o cenário das novas imagens da campanha primavera - verão 2010/2011 da Le Postiche.  A beleza da natureza não foi aproveitada apenas pelos cliques de Rodrigo Marques.]Sobre a coleção. Com inspiração na natureza, a Le Postiche aposta em peças super femininas, traz materiais de toque macio e modelos que remetem praticidade e conforto. Na cartela de cores, tons pastéis como o creme e o branco estão presentes nas bolsas e acessórios, assim como cores mais fortes como o laranja, verde, pink e amarelo, que são a cara da estação mais quente do ano.
As bolsas contam com modelagens bem variadas e diferentes formatos, como as acinturadas, bolsa-saco e a tira-colo pequena, que promete ser um hit da estação. Os detalhes são outro diferencial: desenhos talhados, correntes, ferragens, fivelas, ilhoses e amarrações estão presentes nos acessórios, com destaque para materiais como o croco opaco, o phíton print e o trançado.
Os acessórios trazem as tendências da estação. Bom exemplo são os cintos de duas voltas, peças-chave da estação e que realçam qualquer look, com cores fortes e detalhes em tachas. Já as carteiras, mais clássicas, aparecem nas cores bege e creme.

Roberto




"Meu catavento tem dentro o vento escancarado do Arpoador. Teu girassol tem de fora o escondido do Engenho de Dentro da flor (...). Cê tem um jeito verde de ser e eu sou meio vermelho, mas os dois juntos se vão no sumidouro do espelho"
(Catavento e Girassol- Aldir Blanc e Guinga)

E a gente se emociona com as mesmas canções, apesar de histórias diferentes. Por isso, essa música sempre será nossa.

domingo, 12 de setembro de 2010

Papo de bar

Desconhecida: Você é de São Paulo?
Eu: Sou não, daqui mesmo!
Desconhecida: nossa, não parece. Você parece paulista
Eu: puxa que pena, eu amo ser maranhense
(Pausa)
Desconhecida: você só curte homem?
EU:  SÓ?! Tu ainda achas pouco?

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quase amor

E eu era complexa demais pra ele. Que pena! Ele era simples demais pra mim.

É...esses são os desafios enfrentados por quem não quer passar essa vida apenas como uma pessoa banal.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Você tem medo de quê?


Não sei se vocês já repararam que alguns medos são pontuais na vida da gente. Existem aqueles da infância, da adolescência e da idade adulta. Quando criança tinha medo de arrancar os dentes, medo de fantasma, medo de morrer ou que alguém morresse. Tinha medo de dormir com todas as luzes apagadas (um trauma inexplicável que me acompanhou até ano passado).
Adolescente, os medos mudam...medo de ficar feia  ou de nunca ficar bonita e se livrar daquela quantidade exagerada de acnes,  de nunca arrumar um namorado, medo das cólicas mensais, de apaixonar ou de nunca  apaixonar, medo da mudança na escola, de ser rejeitada pelo garoto popular, de não conseguir ter boas notas, pois com os hormônios em ebulição não tem atenção que consiga ser o máximo. Quando já estamos quase deixando a adolescência de lado surge um outro medo, aquele de não passar no vestibular. Pior: de nunca passar no vestibular e todos os teus amigos se formarem antes de ti.
Passada esta etapa, vem a insegurança acadêmica de achar que não vai conseguir se formar, de não ser uma boa profissional, não ter um estágio legal ou de não ter um emprego.
Adultos, empregados, formados e independentes financeiramente seria hora de deixar aquele namoro mais sério? Noivar, casar e ter filhos? Seria a hora ou você ainda tem medo?

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Moda nas ruas

No lançamento das tendências de Primavera/Verão durante o SPFW, muita gente se pergunta o que realmente das passarelas estaria pronto para chegar nas ruas, seja fazendo um visual mais jovem , mais romântico ou urbano. Em comum, as coleções apostaram na leveza dos tecidos que trazem conforto para a estação mais quente. Como essas peças já estão fazendo parte das coleções que chegam nas lojas, agradando ou não o consumidor, ouso aqui deixar algumas observações, sobre as grifes que achei mais interessantes durante os desfiles que aconteceram no mês de junho.
Alexandre Herchcovitch
Desfile AH masculino
Quem me conhece sabe que eu sou completamente apaixonada pelas criações de Alexandre Herchcovitch e muito das suas criações, eu super usaria. Desta vez, não é diferente, mas se engana quem pensa que eu vou escolher os vestidos em tons intensos e estruturados que marcaram presença na coleção feminina, o que me encantou mesmo foram os modelitos dos rapazes. Com  um conceito estabelecido em símbolos como Charlie Chaplin e a ultra violência presente no filme Laranja Mecânica ( quem viu o filme, entende o bastão na mão do rapaz), Alexandre criou uma coleção para o homem urbano, que curte desde as camisetas práticas (aliás, amei essa marca) e peças de alfaiataria e, para as mulheres não se rasgarem, a Top Model Shirley Malmann também esteve no desfile e mostrou que, sim, as peças desde que bem dosadas podem muito bem se incorporar ao vestuário das mulheres.Ah, a coleção teve muito dourado. É um homem de atitude, eu diria!
Shirley em desfile masculino


Quanto ao que poderia ser usado, gostei da composição dos óculos, acho que a camiseta ficaria linda com um short ou uma calça feminina. Do visual da Shirley, acho melhor dosar, ou a camisa ou a calça, os dois juntos ficam lindo na passarela, mas a vida real é diferente. Ok, eu acho que o bastão pode ficar em casa.

Cavalera


Querida dos alternativos, a grife comemora 15 anos e a coleção misturou essa pegada meio rock, meio festa e, principalmente, muito jovem. Pernas de fora, calças justas, shorts curtissimos e saias também saltos em plataformas gigantes e sobreposições combinando camisetas básicas com brilhos. Destaque para as saias mega-volumosas (admito, é preciso coragem) e para as camisetas com estampas de celebridade que faz parte do figurino da última moça na foto ( a de sapato rosa).

Maria Bonita

Sempre um arraso em todas as apresentações, contando desde a trilha sonora até os mínimos detalhes para explicar a coleção, a grife se inspirou na região Nordeste, mas especificamente, os municípios menores e mais carentes de recursos, com suas casas simples de barro e cores neutras. Nas roupas não é diferente, os tons neutros deram a cara do desfile, mas o melhor é que o efeito ficou bem a cara da estação, sandálias rasteiras, vestidos confortáveis, tops com calças. Muitas peças, com certeza podem ser aproveitadas e sem fazer feio.