quarta-feira, 30 de junho de 2010

Minha felicidade


"Pelo tempo que eu quisesse, é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer. Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo. Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. (...) As vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo"

(Felicidade Clandestina, Clarice Lispector)

Por que ter um livro valioso  é igual a ter  uma amizade verdadeira, por mais que se finja não lembrar, ela estará sempre lá, latente e bonita.

terça-feira, 29 de junho de 2010

É doce cuidar do mar

Feriado e fim de tarde, fui fazer uma das coisas que sempre gostei de fazer, desde criança. Visitar Iemanjá, molhar os pés na água salgada e andar feito criança enterrando os pés na areia, mas antigamente era diferente e que o poeta me perdoe, não era muito pior. A situação era outra. Não existiam tantos prédios e nem tantos esgotos lançando dejetos no mar. Não sei se não existia tanta sujeira, mas pelo menos nos arquivos de infância feliz eu não lembro...foi só andar um pouquinho para olhar cenas como as seguintes Peixes mortos, garrafas, latas, embalagens plásticas, pedaços de madeira. O pior, eu nem estava procurando as cenas...elas estão lá, muito mais comum que a gente possa imaginar.  Nao sou uma eco-chata, mas como pessoa que gosta de mar, da natureza, como cidadã, jornalista, mulher, irmã, filha ou qualquer coisa que você possa me definir, não é mais possível fechar os olhos. Estamos acabando com tudo e isso é sério.
Vou ser clichê, mas alguém me responda se é isso que queremos deixar de recordação da nossa passagem aqui na terra?




:

domingo, 27 de junho de 2010

Infância e novela

Não escondo de ninguém que sou noveleira, passei tempo para descobrir que eu era realmente assim...mas no dia que consegui descrever as cores e comprimento dos cabelos de Carolina Dieckman saquei minha vocação para observar as tendências de moda da novela e resolvi me assumir. Como toda mocinha, também gosto de bonecas...juntando isso tudo, não pude deixar de me encantar com a boneca Susi de divulgação da novela Tititi que ganhei de presente no SPFW. Com o roupão da novela, linda como todas as Susi qse sentei no chão do quarto de hotel e montei a mesa de chá das bonecas (mas não levei os outros kits da infância na viagem).
A divulgação é genial, não sei se alguém lembra, mas na novela o Victor Valentine ( Murilo Benicio) só será estilista depois de encontrar a mãe do rival Jacques Leclair ( que será o Alexandre Borges), lá desmemoriada num asilo fazendo roupas de boneca.
Não é da minha época a primeira versão da novela, não lembro de nada, mas minha mãe ficou tão emocionada com a Susi que percebo o quanto ela deve ter tido significado para a trama. E aí, alguém quer brincar de boneca comigo?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Melhor que dinheiro achado no chão

Eu nem preciso abaixar para pegar...

domingo, 20 de junho de 2010

Sobre mim

Não me venha com delicadeza, eu gosto é da vexação. E tenho dito!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Eu testei!


Geralmente tenho uma resistência a esses produtos que estão sendo lançados e prometem maravilhas chinesas a pele, cabelos e etc. Não acredito em mágica, por isso sou pé no chão com o que levo pra casa, porém, graa surpresa com a linha Seda Clima Resist pré-lançado na edição Primavera/Verão do SPFW  mudou a minha opinião. Assinado pelo renomado mago dos cabelos Teddy Charles, a linha tem o objetivo preparar os fios para a diversidade climática do país e também pelas outras agressões como poluição, química e etc. O shampoo é sem sal e anti-resíduos, até aí nada demais, até colocá-lo nos fios.
(Gritinhos eufóricos!) Não é que funciona mesmo, cheiroso, deixa o cabelo macio e (Pasme!) resolve o lance do volume sem deixar seu cabelo com cara de lambido por uma vaca.
O melhor, por ser Seda, quando ele começar a vender, deve ter um precinho camarada. Vale à pena! Pelo menos meus fios agradeceram!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Conversa de bordo

Avião é sempre tenso e vezenquando há uma simpatia entre os colegas de poltronas. Na vinda pra SP, eis o papo:

Senhor simpático ao lado: Vc é de onde?
Eu: São Luís
Ele: Ah, vc não é brasileira
Eu: ...
Ele: Não, o Maranhão é outro país (virando-se para o outro passageiro). Eu conheço o Nordeste inteiro, certa vez fui a o Piauí, conheci tudo, aí depois passei lá na sua tribo de índio ( virando-se pra mim)
Eu:....
Nem precisa dizer que ninguem me respeita nesta vida...

sábado, 5 de junho de 2010

E se eu quiser falar com Deus

Hoje eu posso não frequentar a Igreja como na infância e adolescência que eu me vestia com a "roupa do domingo" e ia assiduamente. Não ia para olhar os garotos, ou para ter uma atividade para fazer aos domingos, ia porque o espaço em si, sempre me transmitiu paz. Batizada na Igreja Católica, nunca fiz primeira comunhão, mas tenho respeito pelos sacramentos e nenhum preconceitos com outras religiões, tanto é que já frequentei cultos a convite de uns amigos e a palavra dita pelo pastor me emocionou da mesma forma que se dita por um padre. Posso está prestes a falar uma barbaridade, mas não vejo diferença entre quem fala, desde que elas sejam ditas com verdade e emoção e consigam me fazer refletir.
Pois então, mesmo não estando presencialmente ativa ( se é que se pode definir assim),  Deus e a fé nunca sairam da minha vida. Lembro que quando nas férias, estive hospedada na casa de um amigo e ele passou uns vinte minutos rindo da minha cara porque eu fazia orações antes de dormir  igual a uma criança, colocava as mãozinhas para o céu e orava por muito tempo. Ele riu, mas não parei, até porque ele estava entre os meus pedidos divinos. (ou vocês acham que eu deixo um dos meus melhores amigos de fora do meu rosário?)
É, até pode ser bobagem para muitos, mas eu acho tão importante pedir uma proteção divina e assim eu faço. Peço pela minha família, meus amigos e até para quem não é tão amigo assim. É, assim eu falo com Deus, sei que tenho muitas falhas e acho que é importante voltar a frequentar a Igreja, pela energia boa do lugar.

 "Santo Anjo do Senhor,

Meu zeloso guardador,
Se a ti me confiou
A piedade divina,
Sempre me rege e guarda,
Governa e ilumina".

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Você gosta de vampiros?

Vejo que as gurias estão na onda do Crepúsculo, de vampiros etc e apesar de não acompanhar essa febre cinematográfica, posso dizer que "esse filme eu já vi!". Não, eu não fui ao cinema olhar o galã vampiro romântico, mas desde a minha infância tinha um verdadeiro fascínio por esses personagens que lembram forças ocultas, o sobrenatural. Vale ressaltar que minha paixão nem era pelo ator de rostinho bonito, geralmente, nesses filmes, por mais sedutor que fosse, o senhor Conde Drácula nunca fez meu tipo , porém, isso não quer dizer que eu não iria permitir que ele colocasse suas presas no meu delicado pescocinho, afinal, é sexy, muito sexy ser escolhida pelo Drácula, ao menos nos filmes. (ok, o Tom Cruise e o Brad Pitt fizeram uma excelente dupla bonita no Entrevista com Vampiro, sim, abro uma exceção)É, na vida real, ser a escolhida por um vampiro não é tão sedutor assim.
Ué, aposto que tem gente pensando: "Essa aí enlouqueceu. Desde quando existe vampiros?". Aí eu respondo, é claro que eles existem e podem chegar e ficar em qualquer lugar ( pode até ter um na sua cama agora). Eles são sedutores, às vezes bonitos e inteligentes, mas não querem teu sangue, quer dizer, até querem, mas não querem o sangue pingado no chão (é mais higiênico que nos filmes). Claro que pelo menos um já passou pela sua vida, ou aí ninguem nunca ouviu falar da definição: vampiros emocionais!
É isso mesmo, por muito tempo, achei que era bobagem e que sabia me defender sozinha de gente hipócrita, gente mentirosa, mesquinha e blá, blá, blá, mas não é bem assim que acontece. Realmente, eles sugam a sua energia, seu carinho, sua dedicação e isso vai até não precisarem mais de você. Estaca no coração? Não sei se funciona, porque não sei se eles possuem um.
O fato é que eu continuo preferindo o meu Conde Drácula pálido e com uma capa gigante a esses vampiros contemporâneos. Sugar meu sangue? Só se for nos filmes


"Venha sugar o calor de  dentro do meu sangue...vermelhoooo!
Tão vivo tão eterno...veneno! Que mata sua sede, que me bebe quente como um licor
Brindando a morte e fazendo amor..."

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Desejo

Maratonas sexuais? Casualidade? Sexo com perigo? Traição? No universo sexual, vários são os temas e fantasias que movimentam e apimentam o universo do desejo. Afinal, qual a mulher que não sonhou com um cara que fizesse sexo à noite toda? Muitas, né, afinal, conseguimos muitas coisas, entre elas, a nossa liberdade sexual. Tudo bem que escrevo isso, porque meu pai não ler meu blog, do contrário, certamente eu não tocaria nestes assuntos. Ok, liberdade ao sexo feminino, mas minha educação foi conservadora ( e isso é ótimo, pelo menos meu pai não vai saber que andei sensualizando demais por aí) Mas será que isso é o que realmente vale à pena?
Odeio dizer isso, mas outro dia tive que concordar com a Sandy, quando ela disse: "Tem que ter sexo à noite inteira?". É, cara Sandy, também acho que não. É verdade que, assim como você, faço a linha certinha, não gosto de sexo casual e nem gosto de expor minha vida para quem não me conhece direito. Afinal, ninguém precisa saber os motivos que eu não durmo na casa do namorado ou, diferente das minhas amigas de escolas, não perdi a virgindade aos 14 anos com um imbecil qualquer. Escolhi o meu momento e me preparei para ele.
Evito até falar sobre sexo em blogs, acho que é uma exposição que ninguém precisa, isso faz parte das quatro paredes e tal, mas alguns episódios me fazem crer que talvez eu esteja errada. Por exemplo, não se tem mais um intervalo da conquista e o sexo, tudo acontece ao mesmo tempo e também vejo uns caras falando ou insinuando das não sei quantas horas com a menina que já é a outra, porque ele também dá conta da atual. O que é isso minha gente? Eu não estou buscando um bom reprodutor. Para mim, sexo é bem mais que exibição, é confiança, desejo. Voltando a Sandy, que disse que chega a hora que a noiva vai desfazer o penteados e eu acho que também tem a hora que a pausa da maratona é essencial, para que um possa ver o outro, para que eles se sintam naquele momento, porque acho que a intenção sexual é intimidade e não um troféu.

Todo cuidado é pouco

Moço, cuidado com ela!


Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...

Imagine uma cachoeira às avessas:

cada ato que faz, o corpo confessa.


Cuidado, moço

às vezes parece erva, parece hera

cuidado com essa gente que gera

essa gente que se metamorfoseia

metade legível, metade sereia



Barriga cresce, explode humanidades

e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar

mas é outro lugar, aí é que está:

cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita...


Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente

que vai cair no mesmo planeta panela.

Cuidado com cada letra que manda pra ela!

Tá acostumada a viver por dentro,

transforma fato em elemento

a tudo refoga, ferve, frita

ainda sangra tudo no próximo mês.


Cuidado moço, quando cê pensa que escapou

é que chegou a sua vez!

Porque sou muito sua amiga

é que tô falando na "vera"

conheço cada uma, além de ser uma delas.



Você que saiu da fresta dela

delicada força quando voltar a ela.


Não vá sem ser convidado

ou sem os devidos cortejos...

Às vezes pela ponte de um beijo

já se alcança a "cidade secreta"

a Atlântida perdida.


Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela.

Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas

cai na condição de ser displicente

diante da própria serpente.

Ela é uma cobra de avental.


Não despreze a meditação doméstica.



É da poeira do cotidiano

que a mulher extrai filosofia

cozinhando, costurando

e você chega com a mão no bolso

julgando a arte do almoço: Eca!...



Você que não sabe onde está sua cueca?



Ah, meu cão desejado

tão preocupado em rosnar, ladrar e latir

então esquece de morder devagar

esquece de saber curtir, dividir.


E aí quando quer agredir

chama de vaca e galinha.



São duas dignas vizinhas do mundo daqui!

O que você tem pra falar de vaca?

O que você tem eu vou dizer e não se queixe:

VACA é sua mãe. De leite.


Vaca e galinha...

ora, não ofende. Enaltece, elogia:

comparando rainha com rainha

óvulo, ovo e leite

pensando que está agredindo

que tá falando palavrão imundo.

Tá, não, homem.

Tá citando o princípio do mundo!

Sempre existem novos cadernos

E o seu, eu não guardei

terça-feira, 1 de junho de 2010

Você

Não, eu não bebi demais. Pra falar a verdade, nunca na minha vida vi as coisas de forma tão clara antes. A verdade é que você foi nada mais que o que você é mesmo. Isso aí. Eu que supervalorizei, talvez a culpa foi minha. Deixei passar as melhores ofertas por tentar ficar contigo e você continuou sendo isso aí que sempre foi e nunca terá ousadia ser melhor ou ao menos diferente.
O tempo dado foi meu, mas não acho que perdi, pelo contrário, aprendi um bocado. Sim, não há melhor escola no mundo que você. Aprendi a ser menos ingênua e, quem sabe, ainda há tempo, de consertar um monte de coisas que não fiz por sua causa.