sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que você precisa saber sobre moda

Entre os dias 21 e 23 aqui no Maranhão, acontece o SLZ Fashion, um dos maiores eventos fashion de nosso estado. Como eu sempre gostei de moda, já acompanhei e fiz cobertura de eventos como o SPFW  e do Minas Trend e, desde a adolescência, pirava nos editoriais de moda ( nessa época que conheci e me apaixonei perdidamente pelas camisetas do Alexandre Herchcovitch), selecionei aqui alguns temas que podem ajudar na hora de escolher o figurino diário e também na hora de entender um pouco que os estilistas  buscam no conceito dos desfiles. Esse post é mais feminino, mas os homens devem perder algum tempinho passando os olhos nestas linhas, para ajudar as namoradas, irmãs e amigas a se vestirem melhor.

Adaptação: Tudo bem que, a cada ano, surgem no mercado tendências maravilhosas que, a vontade é de sair usando tudo, mas....como tudo na vida tem um "mas", é importante perceber qual estilo combina com você (falo da personalidade e do tipo físico). Por exemplo, se você for gordinha, evite (Corra Lola, Corra) as calças de lurex. Ok, elas podem ser uma beleza nesta onda retrô, mas dão volume ao corpo e se você estiver acima do peso, vai aparentar ter engordado, pelo menos, uns três quilos.
Agora se você for pequena, acho que deve evitar também as calças de saruel, pois elas achatam a silhueta e você vai ficar mais baixa ainda. Se você gostar muito, use um scarpin alto, pois eles são poderosos em qualquer figurino e deixam a pessoa com o visual mais elegante.


Colorido: Desde o ano passado, os estilistas tanto nacionais como os internacionais estão batendo com força na tecla das roupas fluorescentes, foi aquilo que mais rolou no último SPFW. Acho ótimo, pois eu adoro colorido, mas creio que deva ser usada com moderação. Por exemplo, se for usar um vestido colorido tenha cuidado em mesclar com acessórios com mais sobriedade, pois o vestido já fala por si só. No caso de blusas, aí você pode ficar mais à vontade de usar um sapato mais descolados e outros elementos mais marcantes. Só tenha cuidado em não chocar com um visual meio poluído, de brincos grandes, blusa com cor muito vibrante, sapatos e bolsas coloridas. Uma sugestão: Use uma maquiagem mais sóbria e, se for sair durante o dia, escolha um óculos de sol de atitude, eles sempre levantam qualquer visual.

Seja Básico: Se você faz a linha mais clean e morre de vontade de acompanhar as tendências, mas seu estilo é bem básico. Minha querida, nunca se desanime, você é altamente fashion, ou você nunca ouviu a máxima do "menos é mais"? E você pode sim, abusar da moda, mesmo sendo  básico, apostando com força nos acessórios. Colares coloridos, bolsas diferentes, um jeans mais bacana, óculos de sol e sapatos bem legais, levantam qualquer visual. Eu, como adepta do básico, fujo de grandes novidades, por achar que não combina comigo, mas gosto muito de sapatos coloridos, já as bolsas eu tenho certa preguiça de mudar todos os dias. A dica é cuidar de detalhes, um penteado bacana, uma maquiagem interessante (hoje em dia, você pode usar lindamente um batom vermelho durante o dia e vai ficar ótimo).
Contexto: Eu sempre achei e hoje tenho certeza que moda é uma forma de arte. Para entender de moda e saber porque aquelas tendências estão cheia de pompa nas passarelas e invadindo às ruas , é preciso saber de algumas coisas que estão muito além de agulhas e tesouras. Por exemplo, o desfile da Agua de Coco deste ano era inspirado nas cidades que são patrimônio histórico, da mesma forma, Ronaldo Fraga,. Amapô e Maria Bonita apostaram em elementos da cultura do Nordeste para as suas criações. Já Alexandre Herchcovitch adora usar o cinema como inspiração. No desfile da coleção Outono e Inverno  (foto ao lado),  o que inspirou o estilista foi o filme O Sétimo Selo, de Ingman Bergman e na coleção Primavera/ Verão a aposta foi mais urbana inspirada no filme Laranja Mecânica e na composição da figura de Charlie Chaplin.

0 sobrou pra você!: