terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O Coraçao do Homem-Bomba

Sem regravações ou correções digitais para imperfeições comuns nas gravações ao vivo, o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro lançou o DVD “O Coração do Homem- Bomba Ao Vivo (Ao Vivo Mesmo)”, um registro visual do trabalho lançado em 2008, dividido nos volume 1 e 2. Assim como o projeto inicial, lançado em duas partes, o DVD tem o que se pode chamar de duas faces. Uma bem dançante do show gravado em Belo Horizonte, com canções do volume 1 e outras mais antigas. A outra, em estúdio, traz músicas do Volue 2 e traduz uma atmosfera densa e melancólica. A gravação em estúdio, foi produzida com imagens em preto e branco.

Esteticamente a produção é perfeita, incluindo os extras com entrevistas, ensaios e videoclipes. Na primeira parte do álbum, definida como “a festa”, quase todas as 12 músicas cantadas em um show de Belo Horizonte são dançantes. Parte do trabalho que se tornou mais conhecido, emplacando alguns hits, a exemplo das regravações “Alma não tem cor”, de André Abujamra, “Bola Dividida” de Luiz Ayrão e as dançantes “Você Não Liga Pra Mim”, “Você é Má”, “Ela Falou Malandro” e “Toca Raul”, o artista revisitou canções de antigos álbuns. “Babylon” e “Quase Nada”, do álbum Líricas, de 2000 e “Telegrama” de Pet Shop Mundo Cão. É um show dançante com várias influências da cultura contemporânea.
Para um show, Baleiro interage pouco com a platéia, mas para encantar o público, ele não precisa de muito. Com indiscutível presença de palco, apesar da postura, às vezes, ser confundida com arrogância, a confiança de Zeca é traduzida em um carisma diluído no olhar e no sorriso e, isso, por si só contagia a platéia. Não se pode ignorar a presença excepcional de “Os Bombásticos”, a banda que acompanha o artista, formada por Tuco Marcondes (guitarra, violões e vocais), Fernando Nunes (contrabaixo e vocais), Pedro Cunha ( teclados e acordeon), Kuki Stolarski (bateria, programação e percussão), Hugo Hori ( sax, flata e vocais), Tiquinho (trombone), Hombre Ceruto (trompete) e Adriano Magoo e Tiquinho (arranjos de metais).

Sombria


As baladas do Volume 2 foram gravadas em estúdio. É justo considerar a impossibilidade de colocar os dois estilos do volume 1 e 2, em um mesmo show. A divisão entre estúdio e show não servem apenas para uma organização estética, mas para que o público possa prestar ainda mais atenção nos arranjos e nas letras. Enquanto a primeira parte é de festa, a segunda é bem mais introspectiva, melodias mais lentas, mas nem sempre com letras românticas. Nesta seleção, músicas como “Era”, uma parceria com Wado, “ Você se Foi”, “Pastiche” e a já conhecida “Eu Detesto Coca Light”. Delas “Pastiche” é um mosaico da cultura contemporânea.
Tanto do estúdio quanto no show, o DVD prova o que o público já sabia. Zeca, depois de lançar a sua primeira obra-prima logo no álbum de lançamento em 1997, vai apresentando, ao longo da carreira, pequenas gentilezas e mesmo quando as letras não agradam tanto, o trabalho é bem-sucedido. É bem verdade que “O Coração do Homem-Bomba” não explodiu com tanto impacto, em comparação com canções de discos anteriores, mas Zeca Baleiro ainda é o mesmo. Um artista completo que ficou conhecido em meados anos 90 e legitimou-se na música contemporânea brasileira.

Serviço
DVD/Lançamento
O Coração do Homem-Bomba Ao Vivo ( Ao Vivo Mesmo), de Zeca Baleiro
Ano de Lançamento
2009
Preço
R$34,90 ( em média)

0 sobrou pra você!: