sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Falando de amizade




"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles..."


Eu ia fazer mais um daqueles textos de amores possíveis, impossíveis, dores de cotovelo. Colocaria um trecho de música para doer o coração. Talvez bancasse, mais uma vez, o Chico Buarque deprimido quando, na verdade, eu preciso do seu lado sambista para viver, para ter cor. Independente da astrologia, sempre fui uma pessoa colorida e usei tintas fortes para compor meus cenários, acho que já passou da hora dos tons neutros.

E para não falar de amor, eu resolvi falar de amizade. Na verdade, acho que decidi que amor é meu tema preferido ou alguém aí discorda que amor e amizades fazem parte da mesma escala de sentimentos fortes e bonitos que uma pessoa pode ter? Alguém vai tentar me convencer que amizade é a forma mais intensa e verdadeira de amar outra pessoa?

Posso não ter muitos amigos, nunca fui a popular da escola, mas consegui reunir perto de mim um grupo de pessoas perfeito e do qual tenho muito orgulho. Muita gente diz que não existe amizade entre homens e mulheres, acho estranho, os meus amigos são cuidadosos, inteligentes e ótimos confidentes. Lembrando aqui, acho que dos amigos na escala de mais próximos, acho que quase todos são homens.
Tenho amigos de infância, herdados da família, de faculdade, da rua e na internet. Este fabuloso mundo virtual, há quase oito anos me deu de presente um dos amigos mais lindos do mundo. Geograficamente distante, áreas profissionais diferentes, em comum, alguns gostos musicais e a vontade de conversar . Assim surgiu mais uma amizade na minha vida, tão importante quanto os que estão aqui pertinho e com as mesmas características de sinceridade. Nenhum dos meus amigos passam a mão na minha cabeça quando eu não estou merecendo ( quase sempre, eu não mereço)
Eles podem até pensar no meu caso e me dar um abraço quando eu estou triste, mas não deixam de "a ferro, fogo e carne viva", apontar onde estou errando. Enumeram meus defeitos, conhecem perfeitamente cada um deles, gostam de mim sem idealismo, alguns já me viram chorar, com cara de sono, triste e preocupada.
Pasmem! Ainda assim gostam de mim, afinal, como diz o clichê: amigo é pra essas coisas!

1 sobrou pra você!:

Ceiça Simões disse...

"Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças."
(James Fredericks)

Beijinho.