quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Pequeno Dicionário Amoroso


Gosto de cinema nacional e dos filmes românticos, especialmente, os que possuem um roteiro bem construído, um cenário bonito, bons atores em cena e alguma coisa que te ofereça mais que um simples momento de esquecer da vida e ficar suspirando pelos cantos com o amor dos outros ( ainda que seja na ficção). Acredito que o primeiro filme que tenho a lembrança de ter me oferecido tudo isso junto foi Pequeno Dicionário Amoroso, filme dirigido por Sandra Werneck ( a mesma que dirigiu Cazuza) e, lançado em 1997, quando eu não sabia nem o que era, de fato e de direito, me sentir apaixonada. Uma adolescente sonhadora que ainda não deu nenhum passo para o universo sentimental, mas sabendo na teoria o que seria uma boa história de amor.

No filme Luísa ( Andréa Beltrão) conhece Gabriel ( Daniel Dantas) e começam um relacionamento avassalador. Sexo em lugares inusitados, felicidade intensa com qualquer coisa, até de pintar as paredes do apartamento até aparecerem as diferenças.

Luísa quer um filho, Gabriel que já veio de um casamento fez uma vasectomia. Ele gosta de futebol, ela quer conversar na hora do jogo e, dessa forma, a rotina vai desconstruindo o relacionamento e dando lugar a novas situações. Todas as situações são definidas por verbetes, assim como dicionários, sendo um masculino e um feminino.

Recomendável para quem acabou de separar, para quem acabou de se apaixonar, para chorar comendo pipoca ou para assistir abraçadinhos.

Vale lembrar também a excelente trilha sonora que se a minha memória não falha, foi organizada por Ed Motta, em destaque, Falso Milagre de Amor, Futuros Amantes, How Insensitive...

0 sobrou pra você!: