sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

amor de Madalena

Oh! Madalena
O meu peito percebeu
Que o mar é uma gota
Comparado ao pranto meu...Fique certa
Quando o nosso amor desperta
Logo o sol se desespera
E se esconde lá na serra...Oh! MadalenaO que é meu não se divide
Nem tão pouco se admite
Quem do nosso amor duvide...
Até a lua
Se arrisca num palpite
Que o nosso amor existe
Forte ou fraco
Alegre ou triste...
Oh! Madalena
O meu peito percebeu
Que o mar é uma gota
Comparado ao pranto meu...
Fique certa
Quando o nosso amor desperta
Logo o sol se desespera
E se esconde lá na serra...
Oh! Madalena
O que é meu não se divide
Nem tão pouco se admite
Quem do nosso amor duvide...
Até a lua
Se arrisca num palpite
Que o nosso amor existe
Forte ou fracoAlegre ou triste...
Oh! Madalena!Oh! Madalena!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Leôncio, aquele cachorro!

Hoje quando passava os olhos pelos sites de notícia vi que o ator Rubens de Falco tinha falecido. Embora, ele tenha feito milhares de novelas só consigo lembrar da primeira versão de Escrava Isaura.
A primeira vez que a trama do " Lerê, Lerê" passou, foi no final da década de 70 e eu nem existia, mas ainda bem pequena vi reprises, acho que umas duas vezes. O Rubens de Falco fazia o vilão que maltratava a doce Isaura, vivida pela "atriz" Lucélia Santos. Lógico que eu morria de raiva dele, não pelo sofrimento da mocinha, mas estava tomando partido da minha avó Braunizia que creio que assistiu todas as reprises da novela desejando todo o mal do mundo para " O cachorro do Leôncio que fica maltratando a pobrezinha".
Essas frases eram ditas com tanta emoção, misturando ódio e pesar que não tinha como não criar uma pontinha de raiva do maldito também. A novela acabou, o ator fez outros papéis, Lucélia Santos continuou atuando pessimamente ( acho que agora ela desistiu), mas o Leôncio ficou para minha avó. Toda vez que o ator aparecia na televisão ou algum outro com as mesmas características ela dizia: " O que esse cachorro faz aí?"
Com o tempo, ele foi atuando menos, minha vó passou a ver menos televisão, a vista cansada e a vontade de dormir mais cedo a afastou das novelas, mas posso dizer que até os meus 11 anos de idade, o tempo que ela permaneceu aqui, presente em matéria ( sei que espiritualmente, esses laços não se encerram), se fosse questionada sobre quem era malvado. Certamente, na lista ela iria lembrar de " Leôncio, aquele cachorro!"

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Cheiro de postar...

Quando eu era criança diziam que era para eu tomar suco de carambola para curar meu mal dos rins, depois descobri que a tal fruta não faz tão bem assim, pelo contrário...dizem que faz um mal danado. Fazendo bem ou mal, o fato é que enjoei o sabor da bendita fruta.
Aos sete anos tive uma infecção nos rins meio grave e tomava o suco todas as horas de minha vida. Não me fez mal só não sinto mais o cheiro da carambola na minha vida que eu lembro de injeções, febres....
Acho que os momentos da nossa vida têm um cheiro especial. Minha infância, além da carambola, tinha cheiro de terra molhada, de queda (todo mundo já sentiu isso), óleo Johnson ( eu passava nos cabelos...uma rídicula). A adolescência, cheiro de descobertas e shampoo da Natura Símbios, os cabelos ficavam uma merda, mas era Natura. Ah tinha também o perfume Essencial ( não ouso usar hoje em dia). Alguém lembra do Kriska??
Hoje, cheiro de corrida com prazos, cansaço, Crazy, Thaty, Carolina Herrera, produtos da Kerastase nos cabelos, cheiro dos mil e um produtos para a pele. Cheiro de ansiedade, móveis novos, mofo de papéis antigos, cheiro do ar condicionado sujo...Tantos cheiros com cada lembrança ali cravada na memória. Só espero ter memória seletiva e esquecer os cheiros ruins e não enjoar dos ainda agradáveis

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Bem...

Sempre gostei muito de observar as pessoas, principalmente, os argumentos utilizados para justificar algo que deu errado. É rotineiro culpar alguém, simular supostas armações, perseguições. Por exemplo, as coisas não deram errado por falha ou incompetência, foi fulano que te entregou e beltrano te passou a perna. Muito simples delegar funções de culpa.
Tem também os de pessoas protetoras, daquelas que acham que o vizinho, o amigo, o namorado, o cachorro, o papagaio são seres muito fragéis e que precisam de carinho, zelo e apoio emocional. A vida de fulana é uma merda porque ela não sabe ou não consegue se defender sozinha. Fala sério, ninguém precisa de um Super Homem para defender a humanidade.
Da mesma forma, a vida não é uma novela com super vilões daqueles que maltratam as mocinhas ou roubam todo o dinheiro delas que ficam na pior, mas conseguem se reerguer depois de vender muito sanduíche na praia. Não, as coisas não funcionam assim.
Fracassos e vitórias são reflexos das suas ações e ninguém é tão covarde que não consegue viver. Ninguém é bonzinho, ninguém é de todo ruim, tudo na vida tem interesse. Se eu gosto de alguém, vou ser legal com ele, mas se eu não gostar ou não conhecer direito meu comportamento será diferente. Assim a gente vai vivendo, cada qual no seu cada qual. Eu não tenho a culpa exclusiva dos seus problemas e muito menos os meus problemas são só da culpa alheia. É só isso...

Dom de iludir
(Caetano Veloso)
Não me venha falar na malícia de toda mulher
Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é
Não me olhe como se a polícia
Andasse atrás de mim
Cale a boca e não cale na boca
Notícia ruim
Você sabe explicar, você sabe entender
Tudo bem
Você está
Você é
Você faz
Você quer
Você tem
Você diz a verdade
A verdade é seu dom de iludir
Como pode querer que a mulher
Vá viver sem mentir

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Carnaval

Como meu hoje é ontem e meu amanhã é hoje ( quem trabalha em impresso, entende o que estou falando) meio que acelerei a semana e, praticamente, atropelei o carnaval. Aproveito os dias com filmes, livros e tá um frio tão bom que dá vontade de dormir.
Meio que perdi o pique de carnaval no circuito de rua, fiquei velha e maizena pouco me agrada...uso lentes de contato e só quem sabe como é doído aquilo nos olhos, entende o que estou falando. Fora isso, meu bem vai trabalhar e sem ele eu não vou sozinha. Não tem sentido, a aventura sozinha
Pelo fato de não curtir bebidas, fico apreensiva com multidões. Nunca se sabe qual é o momento que vou ter que correr e talvez eu ainda não tenha escolhido direito qual é a direção. Tenho medo da ( falta) de segurança e esse lance de carnaval da maranhensidade já encheu ( Pronto, falei!)
Para resolver o meu problema e acalentar meu descanso, resolvi locar uns filmes. Logo na entrada, um choque:
Cadê os filmes??
Justo a minha locadora da Cohab, filmes baratos e muita variedade resolveu se converter a indústria gospel??? Tenho nada contra a religião dos outros, mas ocupar mais da metade do acervo com Aline Barros e seus amigos é quase enlouquecedor.
Quem gostava de um terror bestinha à noite, pode desistir...Contra os príncipios da religião
Mesmo assim, loquei alguns
O Iluminado ( Tá bom, eu nunca tinha visto)
A Menina Santa ( religião e sexualidade, tenho certeza que enganou os donos da locadora com o nome angelical)
Toda Nudez Será Castigada ( adoro! Acredito que o nome também enrolou legal)
Machuca ( amizade no filme chileno-espanhol, Chile vive uma situação conturbada, em pleno governo de Salvador Alende)
Turistas( Ah, esse eu loquei por dois motivos. O primeiro porque é um suspense e nojentissimo e ainda estava lá nas prateleiras. Foi um protesto. Bem, o motivo dois era entender os motivos da polêmica do filme, rodado no Brasil e que tem trilha nacional, mas que nos trata como bandidos e nativos. Devo dizer que é uma merda...sem mais detalhes).
Entrego os filmes na quinta, vai dar pra trabalhar e ver nos outros dias de folga
abraços a todos e bom carnaval
Eu sei que é discurso bobo, mas vamos com calma. A violência atual exige cautela